A APA (Área de Preservação Ambiental) Baleia-Sahy, área de proteção que une as Praias da Baleia e Barra do Sahy em São Sebastião, comemora a possibilidade de ser colocada em prática. Depois de dois anos de luta por parte da sociedade civil, o projeto foi finalmente aprovado e sancionado pelo Prefeito Municipal de São Sebastião Ernane Primazzi como lei municipal 2.257/2.013.
Em decisão inédita, o Instituto Conservação Costeira (ICC) ficará responsável por gerenciar esta grande área ambiental em cooperação com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e com a Prefeitura Municipal de São Sebastião. Ou seja, o ICC – ONG ligada ao Movimento
O inovador modelo de parceria prevê o planejamento conjunto de ações visando a conservação e recuperação da diversidade biológica, paisagística e cultural e o desenvolvimento sustentável da área. A iniciativa ousada prevê ainda a elaboração de um plano de gestão ambiental, a implementação de um zoneamento, permitindo maior participação de representantes das comunidades locais e associações atuantes nas respetivas praias.o Preserve o Litoral Norte – irá elaborar e executar um planejamento de gestão socioambiental da APA Baleia-Sahy em parceria com estes órgãos para assegurar que esta nova unidade de conservação sairá do papel e trará reflexos positivos para a comunidade local.
O termo de parceria prevê a capacitação e treinamento da comunidade local, escolas municipais, estaduais e ou particulares, apoiando o programa municipal de ecoturismo. Fará parte da atuação da equipe, a elaboração de eventos educacionais, esportivos e culturais, visando trazer uma segunda fonte de renda para a população local.
Segundo Fernanda Carbonelli, presidente do Instituto Conservação Costeira, o projeto poderá servir de exemplo a outras praias e outras cidades, demonstrando o êxito na parceria entre os setores público, privado e terceiro setor. “Não podemos deixar só com o Poder Público este encargo, pois temos que fazer nossa parte. A parceria é a forma de legalizar esta atuação em conjunto, trazendo inovação e uma maior agilidade na gestão da APA”, afirma.
Instituto Conservação Costeira
Rua Maria Angela, nº 06, Sls 01 e 05 | Saco da Capela Ilhabela/SP | CEP: 11630-000
Telefones: (12) 3896-4314 / (12) 3896-5497
www.icc.eco.br | contato@icc.eco.br
Sobre o
Verdescola
O Instituto Verdescola é uma organização sem fins lucrativos, fundada
em São Paulo em 2005, e com atuação em São Sebastião, Litoral Norte de
São Paulo, desde 2008.
Sua missão é: Educar e formar crianças e jovens para que tenham
autonomia para a vida, conscientizar a população local, por meio de ações
constantes e efetivas sobre a preservação do meio ambiente, e promover
parcerias para inclusão e redução da desigualdade social.
O Instituto atende, diariamente, cerca de 1.000 beneficiários, por meio de três eixos: Educação, Meio Ambiente e Apoio Social.
Para 15+ anos, são ofertados Ens. Técnico Integrado ao Médio, Cursos Profissionalizantes, Preparatório para Enem, Cursos de Inglês e Alfabetização de Adultos.
No eixo de Meio Ambiente, são realizadas ações com a comunidade, que envolvem coleta de resíduos nos bairros e praias da região, preservação do bioma local, visitas às Áreas de Proteção Ambiental, cultivo e distribuição de alimentos orgânicos, e monitoramento das águas dos rios.
As ações de Apoio Social incluem atendimento individualizado com Psicóloga e Assistente Social às famílias que se encontram em situação de risco, de forma a garantir o acesso a direitos básicos de cidadania e à educação. Na atuação em Políticas Públicas, são realizadas iniciativas para emissão de documentos, Mutirão da Saúde em parceria com o Hospital Albert Einstein e mapeamento socioeconômico.
“Juntos pela Educação, podemos mudar a realidade de milhares de moradores da região.”
Maria Antonia Civita – Fundadora do Instituto Verdescola
Acesse nosso site: